Frentes Costeiras

FRENTES COSTEIRAS | OVAR

O litoral do concelho de Ovar foi identificado como sendo uma das zonas de Portugal com maior vulnerabilidade e risco costeiro. Para além da sua riqueza ecológica, da elevada concentração populacional e da qualidade das praias, este território distingue-se pela forte fragilidade geológica, que aliada a uma agitação marítima de rumos muitos abertos e elevada energia resulta num dos processos erosivos mais intensos da orla costeira europeia.

O concelho de Ovar, distrito de Aveiro, localiza-se no litoral noroeste português e apresenta uma área territorial total de cerca de 145 km², com mais de 55 000 habitantes, correspondendo a uma densidade populacional de 375 hab/km².  Detém aproximadamente 17 000 metros de costa, abrangendo as freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e a União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã.

A extensão da costa do Município de Ovar é constituída por 76% de linha de costa natural e 24% artificializada. O trecho costeiro compreendido entre Esmoriz e o Torrão do Lameiro encontra-se entre os setores costeiros mais dinâmicos de Portugal, manifestando graves problemas de erosão costeira, recuo da posição da linha de costa e episódios, cada vez mais recorrentes, de danos em infraestruturas costeiras, devido à ação energética do mar.

(Texto baseado no site da Câmara Municipal de Ovar)